Patente da Apple sugere que no futuro as baterias podem durar até semanas


A Apple solicitou recentemente o pedido de uma patente que deverá trazer alguma inovação significativa, de fato, se for lançada no futuro. Com uma bateria utilizando células de combustível, a empresa espera obter autonomia de até mesmo dias, e não de poucas horas, como acontece atualmente com os seus iPhones.
A patente registrada no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO) indica que o hardware pode fornecer energia o suficiente para que os dispositivos móveis permaneçam ligados por alguns dias. O documento, registrado como um "sistema de célula de combustível portátil e de baixo custo para dispositivos de computação portáteis", ficará sob a posse da Apple até que a tecnologia seja, de fato, produzida em massa e inserida nos seus gadgets.
Este tipo de tecnologia surgiu pela primeira vez no início dos anos 1800 e o seu desenvolvimento e estudo vem recebendo fortes investimentos para fontes de energia para veículos e outras aplicações do mesmo porte.
Ao contrário das pilhas tradicionais ou baterias, as células eletroquímicas são agentes químicos redutores (combustível) e oxidantes (comburente) fornecidos e consumidos continuamente para gerar energia elétrica. A grande vantagem do uso da tecnologia é que ela é altamente eficiente e pouco poluente, no entanto, na mesma medida em que traz boas vantagens, o custo para produzi-la em alta escala pode ser maior do que o tradicional.
Para se ter ideia do quão poderosas elas são, uma única célula de combustível seria capaz de fornecer energia suficiente para que dispositivos móveis pudessem ficar ligados durante dias ou até mesmo semanas. A Apple, no entanto, não enxerga isto como uma solução definitiva e pode utilizar a tecnologia como um acessório para carregar as tradicionais baterias, que ainda deverão existir por mais algumas gerações.
É válido lembrar, mais uma vez, que o registro da patente não indica que a Apple está, de fato, trabalhando para trazê-la à realidade. Grandes empresas costumam fazer o registro de patentes apenas para possuir propriedade intelectual ou para garantir-se no futuro sem que processos judiciais ocorram.
Share on Google Plus

About Unknown

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment

0 comentários:

Postar um comentário